quarta-feira, 16 de junho de 2010

Calendário de Festividades na Umbanda

20/01 (Oxossi) – Orixá da caça, da busca e do conhecimento que habita nas matas. Elemento vegetal. Ponto de força nas matas. Dia de (São Sebastião).

23/04 (Ogum) – Orixá guerreiro, aquele que “quebra” demandas e abre caminhos com sua ordenação militar. Elemento Ar, ponto de força nos caminhos. Dia de (São Jorge).

3/05 (Pretos Velhos) – Dia da Libertação.

24/05 (Stª Sara Kali) – Padroeira dos Ciganos, pode sincretizar com Egunitá.

30/05 (Obá) – Orixá de força e concentração, ajuda a dar determinação e conhecimento. Guerreira que também tem sua ligação com as matas e o elemento terra, ponto de força em contato com a terra próximo as matas. Dia de (Joana D’Arc).

24/06 (Xangô) – Orixá da justiça dos raios e equilíbrio. Rege o elemento fogo. Ponto de força pedreiras e montanhas. Dia de (São João).

26/07 (Nana Buroquê) – Orixá da sabedoria da calma e evolução. É considerada a mais velha como uma avó. Elemento água e terra, ponto de força nos lagos. Dia de (Santa Ana).

16/08 (Obaluayê) – Orixá ancião da cura, sabedoria e evolução. Senhor das passagens. Elemento terra e água. Ponto de força no cemitério e no mar. Dia de (São Roque).

24/08 (Oxumaré) – Orixá do arco-íris, amor e renovação, simbolizado por uma serpente. Elemento cristalino e mineral. Ponto de força nas cachoeiras. Dia de (São Bartolomeu).

27/09 (Cosme e Damião) – Dia em que se comemora a presença das crianças na Umbanda. Elementos todos.

12/10 (Oxum) – Orixá do amor, do ouro e prosperidade. Elemento mineral e aquático. Ponto de força nas cachoeiras. Dia de (Nossa Senhora Aparecida).

02/11 (Omulú) – Orixá ancião da terra, dos términos e da morte, também trás aspectos de cura como o “fim” da doença. Ponto de força, no cemitério e no mar. (Dia de Finados).

15/11 (Dia da Umbanda) – 15/11/1908 Zélio Fernandino de Morais incorpora pela primeira vez o “Caboclo das Sete Encruzilhadas”. O que é considerado primeira manifestação pura de Umbanda.

04/12 (Iansã) – Orixá guerreira e da justiça, portadora de espadas e direcionadora das situações. Elemento ar. Ponto de forças nas pedreiras. Dia de (Santa Bárbara).

08/12 (Iemanjá) – Orixá Mãe de todos, aspectos maternais,geradores e criativos. Elemento água. Ponto de força no mar. Dia de (Nossa Senhora da Conceição).

25/12 (Oxalá) – é o Obatalá (Orixá que se veste de branco), o Orixalá ( O maior dos Orixás). Orixá da fé, da paz e da pureza. Aparece sempre acima dos outros orixás, no topo do altar, o que é facilmente explicado. Pois sem fé, paz e caridade não há religião. Tem seu ponto de forças em campos abertos, Mirantes e todos os lugares que possa sentir sua paz. (Natal).