sábado, 10 de abril de 2010

Oxalá

Oxalá é o Orixá maior dentro da fé umbandista, o criador de tudo e de todos, no sincretismo é Jesus Cristo. Seu número cabalístico é o n° 1 que representa o ínicio, o começo de tudo, como a bíblia mesmo diz ele é o alpha e o ômega, comanda também nosso primeiro chacra o coronário que fica no alto da nossa cabeça, chamado coroa.
Sua linha direta dentro da Umbanda são os Caboclos do Oriente e médicos ou como alguns chamam a "Linha da Cura". Sua cor vibratória é o branco e as vezes o dourado.
Domingo é seu dia consagrado e seu horário é das 09:00 ás 12:00 horas
Sua pedra é o cristal branco, seu metal o ouro e sua bebida o vinho tinto seco.
Os filhos deste Orixá tem como erva de descarrêgo a Guiné e de elevação o Maracujá, Girassol e Manjericão. Oxalá representa também o elemento fogo, apesar deste avatar poder manipular os quatro elementos. Sua Saudação é Oxala ê meu pai.
Governante do signo de leão, sua vibração representa a bondade, o amor, a paz enfim os sentimentos mais puros que o ser humano pode ter. Os filhos deste Orixá costumam ser muito bondosos as vezes vivendo em prol dos outros, são grandes sacerdotes e muito caridosos. Entretanto são muito arrogantes e soberbos.

Falando sobre a Umbanda

"...a Umbanda traz em si energia divina viva e atuante à qual nos sintonizamos a partir de nossas vibrações mentais, racionais e emocionais, energias estas que se amoldam segundo nosso entendimento do mundo."
A Umbanda é simples, sua prática é simples, basta deixar que os guias trabalhem. Apenas uma coisa é certa: "teoria sem obras é estéril". Portanto, estudem e não deixem de trabalhar, estudem mas não usem este estudo para complicar o que já funciona de forma simples ou para questionar quem não teve a mesma oportunidade de estudar, mas tem a garra e a coragem para ajudar o próximo por meio dos espíritos militantes na Umbanda.
A Umbanda não tem um mártir. Tem sim muitos lutadores abnegados e anônimos, a exemplo dos nossos guias que usam nomes de linhas e falanges para ocultar sua personalidade e valorizar a religião em si. Se precisarmos de um nome ou dois, que sejam Caboclo das Sete Encruzilhadas e Zélio de Moraes.
Historicamente temos muitos, mas ainda ninguém tão aclamado e unânime quanto Chico Xavier o Espiritismo. Com certeza teremos, mas até lá temos apenas médiuns de Umbanda.
Somos apena médiuns que tem na Umbanda a nossa vida e missão. Quanto ao resto, temos os próximos séculos para observar, pois só o futuro nos trará mais respostas.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Veja Chico Xavier falando sobre os Caboclos e Pretos-Velhos

Perguntas feitas ao médium Chico Xavier sobre a Umbanda

Seleções de Umbanda: A Umbanda e o Espiritismo caminharão juntos na evolução do Brasil?
Chico Xavier: Acreditamos que todos nós os cristãos estamos caminhando para a vitória do Cristianismo no Brasil.
S. U: Porque a mediunidade o Brasil é mais do que no resto do mundo? Estará esse fenômeno incluído na evolução do povo brasileiro?
C.X: Os espíritos amigos sempre nos informaram que estes fenômenos se devem a características de povo cristão que marca a comunidade brasileira. O espírito do Cristo é profundamente assimilado pela maioria daqueles que nasceram na terra abençoada do Brasil. E por isso mesmo a revelação tem aqui dimensões talvez maiores que em outras partes do mundo até que o espírito de Cristo consiga também ser assimilado no Brasil e até outros países.
S.U: A seu ver como sente a Umbanda atual?
C.X: Eus sempre compreende a Umbanda como uma comunidade de corações profundamente veiculados a caridade com a benção de Jesus Cristo e nesta base eu sempre devotei ao movimento umbandista no Brasil o máximo de respeito e a maior admiração.
S.U: Chico, cada religião, traz ou deve trazer algo de verdadeiro que possa contribuir a salvação de seus profientes ( o Hinduísmo trouxe o dharma para os Hindus, o Hermetismo a ciência e o poder das forças ocultas, o Orfismo é a religião da beleza para os gregos, o Cristianismo o amor e assim por diante) o que traz de positivo a Umbanda?
C.X: A meu ver o movimento de Umbanda no Brasil está igualmente ligado ao espírito de amor do cristianismo. Sem conhecimento de alicerces umbandísticos para formar uma opinião específica eu prefiro acreditar que todos os umbandistas são também grandes cristãos construindo a grandeza da solidariedade cristã no Brasil para a felicidade do mundo.
S.U: O que você acha do mediunismo na Umbanda através de "Caboclos" e "Pretos-Velhos?
C.X: Acredito que o mediunismo no movimento de Umbanda é tão respeitável quanto a mediunidade das instrituições kardecistas com uma única diferença que eu faria se tivesse um estudo mais completo de Umbanda; é que seria extremamente importante se a mediunidade recebesse a doutrinação do espírita do Evangelho com as explicações de Allan Kardec fosse onde até mesmo noutras faixas religiosas que não fosse a Umbanda . Porque a mediunidade esclarecida pela responsabilidade decorrente dos princípios cristãos é sempre um caminho de interpretação com Jesus de qualquer fenômeno mediúnico.