quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Umbanda

Única religião genuinamente brasileira, a Umbanda tem origem na Atlantida e ressurgiu, em Niterói , em 1908, trazida pelo CABOCLO SETE ENCRUZILHADAS, através do médium ZÉLIO DE MORAES.
Prega a harmonia do homem com todos os reinos da Natureza, aos quais respeita e por isso NÃO FAZ SACRIFÍCIOS DE ANIMAIS, não preconceitua qualquer religião, não se apregoa como a única portadora da VERDADE DIVINA e ensina a seus seguidores humildade, altruísmo, honestidade, fraternidade, liberdade, igualdade e Fé.
A publicação do LIVRO DOS ESPÍRITOS, por ALLAN KARDEK em 1857, na França, provocou uma febre nas pessoas cujos dons mediúnicos passaram a ter explicações e não mais o simples diagnóstico de loucura. Contudo, trazido ao Brasil por nobres e burgueses, o espíritismo, praticado em reuinões com as pessoas sentadas em volta de uma mesa com toalha, por isso denominada MESA BRANCA, tornou-se elitizado e quando médiuns transmitiam comunicações de espíritos que se diziam índios, ex-escravos e gente do povo, eram acusados de praticar o baixo-espiritismo e convidados a abandonar a mesa. Onde trabalhar?
Pior quadro ainda dava-se com os escravos recém-libertos que ainda mais preconceituados sequer podiam se aproximar destas sessões.
Além disso, a QUIMBANDA ou MAGIA NEGRA, surgida na Lemúria era praticada e , ainda que sem a força do início, muito perigosa.
Por isso, a UMBANDA ou MAGIA BRANCA, precisava ressurgir e o Brasil, por ser a maior pátria mediúnica do planeta foi a escolhida pelos Protetores Planetários.
A Umbanda retornou para combater a Quimbanda e para terminar com o preconeito das ditas Mesas Brancas.
Mas sofreu e sofre a mistura com o Candomblé, religião africana , praticada pelos escravos e ex-escravos. Estes trouxeram a roupa branca, as guias, a atabaque(embora, na tenda de Zélio de Moraes estes não fossem usados), e rituais que não pertencem à Umbanda.
Como a Umbanda carece de uma codificação e são muitas as tendas e centros. Cada grupo define sua sistemática.
Existindo tantas práticas diferentes que temos da Umbanda ao Candomblé, passando por Umbamblés e Candombandas.
Mas Umbanda mesmo é aquela que foi ensinada pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas que não mata animais, não arrisca a Natureza, não cobra qualquer atendimento, não usa atabaques,não exige obrigações de seus seguidores.
Mas exige o esforço para a reforma íntima, o respeito à Natureza, o respeito a todos os seres vivos, Mônadas, Minerais, Vegetais, Animais, Elementais, Hominais e Extra-Terrestres.
Como disse o Caboclo das Sete Encruzilhadas, toda e qualquer entidade interessada em trabalhar para o Bem, sob a Luz do Evangelho de Jesus, tem lugar na Umbanda.
Assim, as LINHAS PRIMÁRIAS DA UMBANDA(CABOCLOS, PRETOS-VELHOS E CRIANÇAS) trabalham ao lado de BAIANOS, BOIADEIROS, MARINHEIROS, CIGANOS, EXUS, POMBAS-GIRAS E CRIANÇAS DA ESQUERDA.
Bem como ao lado de Espíritos de Luz ditos do Kardecismo, do Budismo, do Reiki, do Xamanismo, de Extra-Terrestres, etc.
Casa do Consolador.