sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Quem é o Ogã?

É um    médium responsável pelo canto e pelo toque.
Qual sua importância no terreiro de Umbanda?
Ocupa um cargo de suma importância e de responsabilidade dentro dos rituais de Umbanda, pois ele é quem conduz a Curimba (conjunto de vozes e toques do atabaque) ajudando nos trabalhos com seus toques e cantos saudando os Orixás, chamando as entidades (guias) e quebrando qualquer energia negativa que esteja no terreiro.
Além disso, imagine um terreiro sem o som do atabaque, apenas com os cantos. Não seria a mesma coisa. A gira não teria tanta força e beleza!
Firmeza antes de começar os trabalhos:
Em toda casa existe um Ogã chefe, este, antes dos pais de santo iniciarem o trabalho, precisa junto com os outros Ogãs fazerem um prece direcionada aos orixás, mas principalmente para a linha que vai estar em Terra durante os trabalhos (exemplo: linha dos marinheiros). Independente da linha que estiver em Terra, os Ogãs não podem nunca esquecer de saudar os boiadeiros, pois estes são os guias que "cuidam" do atabaque.
Observação: É muito importante que o Ogã esteja em sintonia com a gira durante os trabalhos. É preciso que ele mantenha a concentração no que esta fazendo (tocando), esteja bem espiritualmente e esqueça durante a gira de qualquer problema e negativismo que estiver passando pela sua cabeça para que não haja um deslize de concentração, não saia do ritmo e não passe para os outros os seus problemas.
O Ogã, o atabaque, a Curimba, são peças fundamentais em toda e qualquer gira de Umbanda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário